SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

Araucária terá ações na Semana Municipal de Conscientização do Autismo

Tido como referência no atendimento educacional inclusivo a pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), o município de Araucária terá várias ações durante a Semana Municipal de Conscientização do Autismo, de 01 a 08 de abril. Os eventos serão realizados pelas Secretarias Municipais de Educação (SMED) e de Saúde (SMSA). A lei municipal nº 2820/2015 instituiu a Semana Municipal de Conscientização do Autismo e a Política Municipal de Atendimento aos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista.

A SMED abrirá de 19 a 25 de março as inscrições do II Seminário “Autismo e Inclusão: Educando na Diversidade” para professores da rede municipal, pais de alunos com autismo e acadêmicos de pedagogia da Facear. Os professores farão a inscrição via “Portal do Professor” (mediante CPF e senha individual). Já os pais poderão se inscrever na sede do Centro Municipal de Atendimento Educacional Especializado – Transtorno Global do Desenvolvimento (CMAEE-TGD) e os acadêmicos da Facear na instituição onde estudam. 

O Seminário será no dia 02 de abril, no anfiteatro da Facear que fica à Avenida das Araucárias, 3803 – Thomaz Coelho. No período da manhã, das 08h30 às 11h30, uma das atividades é a palestra com a professora Maria de Fátima Joaquim Minetto, doutora em Psicologia e com especialização em Educação Especial. Já no período da tarde serão tratados temas como características e definição do TEA; processo de inclusão do TEA; a importância da família no processo inclusivo; organização da prática inclusiva; organização pedagógica no Centro Municipal de Atendimento Educacional Especializado-TGD.

Saúde – A Secretaria Municipal de Saúde vai oferecer o curso: “Aspectos multiprofissionais do diagnóstico precoce e tratamento do Transtorno de Espectro Autista” (TEA). A formação é voltada para profissionais da Saúde e também familiares de pessoas com autismo. As inscrições para o curso devem ser feitas pelo email nucleosaude@araucaria.pr.gov.br até o dia 29 de março. Os participantes do curso contarão com as orientações e relatos de experiência sobre o TEA. Confira a programação:

DIA 03 DE ABRIL 
Grupo 01 (8h30 às 12h) - na Escola de Gestão (Rua Dionízio Grabowski, 65, Fazenda Velha). Participações: Mariane Welmuth (neuropediatra), Adriana Czelusniak (União de Pais Pelo Autismo – UPPA), Silvia Caldas Dias (fonoaudiologia).
Grupo 2 (13h às 17h) – na Escola de Gestão. Participações: Veronica Tatsch Dias (psicóloga), Anselmo Franco da Silva (educador físico), Carla Regina de Camargo (fisioterapeuta), Eduardo Garcia Born (pediatra).

DIA 05 DE ABRIL
Grupo 3 (13h às 17h) – Anfiteatro da Prefeitura (Rua Pedro Druszcz, 111, Centro). Participações: Maria de Fátima Minetto (psicóloga), Adriana M Siqueira (nutricionista), Veronica Tatsch Dias (psicóloga) e Claudimara Zanchetta (musicoterapeuta).

Data da Publicacão: 12/03/2018